cachorras

As cachorras pertencem a família Cynodontidae, são peixes singulares, haja visto a proeminente dentição

Denotando um aspecto monstruoso semelhante a peixes abissais. Quatro espécies de cachorras são alvo da pesca com mosca, contudo destaque vai para a espécie Hydrolycus armatus.

Hydrolycus armatus

Esta espécie recebe o nome popular de cachorra, cachorra larga e pirandirá no Brasil. Na Venezuela é conhecida como payara; na Colômbia como chamabira e também como payara.

Ocorre nas bacias hidrográficas da Amazônia, Tocantins-Araguaia e Orinoco.

Dentre as espécies de cachorras é a que atinge maior tamanho e peso, características que são utilizadas para diferencia-la de outras espécies. O corpo é alongado e robusto mais largo quando comparado com a Cachorra facão.

A coloração corpórea predominante é prateada, boca grande, com destaque para o par de dentes caninos fortemente fixados no dentário do maxilar inferior. Embora o par de dentes caninos avantajados sejam característica marcante para estas espécies, os dentes da cachorra larga são visivelmente mais desenvolvidos quando comparados com as outras espécies, destacando-se ao ponto que o maxilar superior apresenta dois orifícios (forâmes) que acoplam os dentes caninos quando a boca se fecha.

A cabeça é pequena com olhos grandes de coloração escura, apresenta um par de nadadeira peitorais bem desenvolvidas; já as nadadeiras pélvicas são pouco desenvolvidas. As nadadeiras caudal, adiposa e dorsal apresentam uma faixa escura na extremidade. A região abdominal é muito flácida.

As cachorras são carnívoras/piscívoras, consumindo uma ampla variedade de presas, com destaque para pequenos peixes que vivem na coluna de água.

Cachorras largas podem pesar mais de vinte quilos, porém peixes com peso acima de quatro quilos já são considerados de bom porte para a espécie.

destino com

cachorras

Conheça Ecolodge da Barra

Galeria de peixes