bicudas

As bicudas são peixes bem característicos, o formato longilíneo do corpo é perfeitamente percebido e reconhecido, lembram uma barracuda.

Pertencem a família Ctenoluciidae, com poucas espécies, sendo a Boulengerella cuvieri a mais interessante para a pesca com mosca. As outras espécies apresentam tamanho menores. As bicudas estão distribuídas pela bacia hidrográfica da Amazônia. Contudo nos rios do sul da Amazônia, apresenta um maior abundância, devido principalmente a coloração da água.

Boulengerella cuvieri

Apresentam o corpo cilíndrico recoberto por escamas diminutas, a coloração dos flancos é clara, com o dorso escuro. Apresenta um ocelo no pedúnculo caudal bem característico. As nadadeiras são amareladas dispostas em pares. A cauda grande e bifurcada permite o rápido deslocamento na água, conferindo assim grande velocidade no ataque as moscas. O sistema bucal é alongado em forma de bico ou focinho, formado por estruturas ósseas bem rígidas. Possuem ainda numerosos dentes diminutos na mandíbula dispostos em linha.

Predador rápido e certeiro tem na visão sua grande feramente de detecção das presas (predador visual), logo apresenta predileção por águas claras. Naturalmente carnívora, onde pequenos peixes que vivem na coluna d´gua são as principais presas.

Podem atingir entorno de 8 quilos, contudo peixes acima de três quilos são excelentes para a pesca com mosca.

destino com

bicudas

Conheça Ecolodge da Barra

Galeria de peixes